13/03/12

Tudo (ou quase tudo) sobre... Ovos

Aproxima-se a Páscoa, o coelho já deve andar a esconder uns quantos ovos, fomentando o quebra-cabeças das crianças que pensam: "Será que o coelho tem alguma coisa contra a pobre da galinha?" "Porque esconde ele o ovos?" São questões e mil porquês que tentarei esclarecer num post dedicado à Páscoa. O de hoje será sobre OVOS. Tudo o que devem saber sobre ovos. Que vos parece?

Qualidades nutritivas

O ovo fornece ao organismo o mesmo valor nutritivo que 50 g de carne. São 95 calorias constituidas por: 6g de proteínas, 0,03g de cálcio, 0,12g de fósforo, 1,5mg de ferro, vitaminas A, D e B. Acabam-se os mitos de que o ovo é prejudicial ao fígado e que fomenta o aumento do colesterol. É um alimento indispensável na dieta equilibrada que tanto ouvimos falar, fornecendo cerca de 15% das necessidades proteícas de que necessitamos.

Variados tipos de ovos

Galinha - os mais conhecidos. Podem ter casca branca ou bege e normalmente pesam aproximadamente 50g.

Codorniz - Normalmente usados em aperitivos, cozidos e temperados com sal e pimenta. São pequenos e estrelados, muito adequados para as crianças.

Pata - Ricos em claras gelatinosas e usados normalmente na confecção de bolos e sobremesas.

Avestruz - Raros e dificeis de encontrar. Um ovo de avestruz é equivalente a uma dúzia de ovos de galinha.

Verdades e mentiras sobre os ovos

1. Se muitos afirmam que os ovos fazem engordar, desenganem-se... Os ovos podem ser uma ajuda valiosa para quem quer controlar o peso. Não devemos esquecer que o ovo apresenta um valor calórico bastante modesto.

2. Digestão dificil? Pode ser verdade! Varia com o tempo de cozedura. Um ovo quente, com a clara cozida e a gema meia líquida pode demorar até 1:45 a ser digerido. Os ovos crus, usados em batidos, demoram cerca de 2:15, os bem cozidos e os estrelados demoram até 3:00.

3. Provocam alergias? Sim, em alguns casos. Normalmente associados ao consumo de ovos temos eczemas, prurido ou mesmo urticárias. O consumo de ovos que não sejam frescos pode ser um factor, no entanto, tal como acontece com o leite, pode existir uma sensibilidade ou intolerância aos ovos.

Como comprar?

Recuse sempre os ovos que se apresentem rachados, estalados ou sujos.

Tenha atenção às datas de validade.

A cor dos ovos não tem qualquer importância para determinar a qualidade destes.

Compare os preços e veja qual a classe que melhor corresponde às suas necessidades.

Serão frescos?

Agite o ovo com vigor, se não for fresco, a gema terá mobilidade e ouve-se um ruído característico.

Outro truque: Mergulhe o ovo num copo de água salgada. Se flutuar é porque não está fresco. Um ovo fresco deve ir ao fundo.

E ficam estas curiosidades sobre os ovos... Aproveito para questionar? Vocês pintam ovos para decoração na Páscoa?

Sem comentários:

Enviar um comentário